quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Enoturismo


Queridos amigos, conforme minha última postagem, hoje falarei um pouco sobre Enoturismo, e para entender este fenômeno, precisamos entender o que é turismo? Esta parece uma pergunta óbvia, mas se buscarmos a literatura da área encontraremos inúmeras definições, basicamente pode-se definir turismo como “o deslocamento de pessoas de sua residência fixa para outro local, por um período superior a  24h com os mais diferentes propósitos". Esta atividade que parece tão simples, exige toda uma estrutura, por parte do destino - ou cidade receptora - começando por profissionais capacitados para o atendimento dos visitantes até a infraestrutura básica, de saneamento, energia elétrica, comunicação, etc. Dentre as segmentações do turismo, pode-se citar: turismo de eventos, turismo aventura, ecoturismo, enoturismo, turismo rural e muitos outros.
Vinhedo de Pinto Bandeira
 http://www.turismobento.com.br/pt/galeria-de-fotos/vinhos-de-pinto-bandeira/
Este blog, como sugere o nome, falará de turismo e vinhos ou enoturismo e por isso é importante definir esta segmentação turística. Para Hall (2004) o enoturismo está baseado na atividade industrial e no modo de vida cultural, tendo potencial para mudar uma região e sustentar esta mudança. Basicamente, o enoturismo é o segmento da atividade turística que se fundamenta na viagem motivada pela busca dos vinhos, seus aromas, seus sabores e, principalmente, pela busca das tradições e da tipicidade dos locais que elaboram esta bebida milenar. Em geral, o Enoturismo tem como base uma oferta gastronômica com tradição e fundamentação histórico cultural. Na Europa, a atividade de enoturismo iniciou em 1993, na Itália, com o movimento intitulado "Cantina Aberta", aqui no Brasil, desde 1967, ano de realização da Primeira Festa Nacional do Vinho - Fenavinho, em Bento Gonçalves, a atividade do enoturismo vem sendo desenvolvida. Duas vinícolas foram pioneiras, a extinta Dreher e a Cooperativa Vinícola Aurora, que segue recebendo visitantes até os dias atuais.

2 comentários:

  1. OLÁ MARIA ,PARABÉNS PELO TEU BLOG E POR TUA BATALHA PELOS VINHOS E ESPECIALMENTE O ENOTURISMO DO QUAL SOU FORMADO.UM FORTE ABRAÇO,

    ResponderExcluir
  2. Olá elogio seu trabalho também, os turismólogos precisam ocupar esse espaço! Estive no Caminho do Vinho em São José dos Pinhais-PR em 2009, no Caminho de Pedra e na Vinícola Aurora em 2010 e esse ano na 52ª Festa da Uva e 4ª Festa do Vinho de Vinhedo-SP, e aprendi muito. Essa semana vou dar um minicurso de turismo rural na UNIVASF durante a FENAGRI/EXPOVALE a convite da Prefeitura de Juazeiro-Ba e visitaremos as vinícolas do São Francisco. Te convido a conhecer e seguir nosso blog www.mundoruralmelhor.blogspot.com, voltado para o turismo rural, para o turismo comunitário e solidário, educação para o turismo, slow food.... Felicidades!

    ResponderExcluir