terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Argentina - Rota de Vinhos

Ao pensarmos em vinhos argentinos logo nos lembramos dos emblemáticos Malbec. a casta originária de Bordeaux na França elabora vinhos encorpados de taninos médio a intensos, com aromas de frutas negras e sabores que lembram amora, cravo, ameixa preta...hummm...muito bom. Mas, a Malbec não reina sozinha, a Chardonnay, a Cabernet Sauvignon e a Merlot também são castas que se destacam no território de los hermanos. As primeiras Denominações de Origem da Argentina foram destinadas às zonas de Lugan de Cuyo e San Rafael (Malbec), respectivamente no norte e no sul da província de Mendoza, e à zona de Alto Vale no oeste da província de Rio Negro. A Argentina oscila entre o quinto e o sexto lugar entre os maiores produtores de vinho do mundo.

Sem dúvida, Mendoza é a região vinícola mais importante da Argentina. Em torno de 80% do vinho argentino é elaborado em Mendoza. Predominam as uvas: Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon entre as tintas e Torrontés, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viogner entre as brancas.
Mendoza está dividida em 5 sub-regiões: Norte, Leste, Rio Mendoza, Valle del Uco e Sul
Norte Mendocino: parte mais baixa do vale do rio Mendoza, a altitude varia de 600 a 700m. E os vinhedos estão a 31 graus de latitude sul.
Leste Mendocino: Nesta região os vinhedos estão um pouco mais altos 640 a 750 m de altitude e a 33 graus de latitude sul.
Rio Mendoza: é a região de vinhedos mais antiga, dela vem os vinhos mais renomados da Argentina: Catena Zapata, Chandon, Norton, Trapiche, Trivento, etc. Esta também é a região que mais atraiu investimentos extrangeiros.
Festa da Vindima de Mendoza
Valle del Uco: é a região mais alta de Mendoza, com vinhedos a 1700m de altitude e 34 graus de latitude sul. Michel Rolland é o mais importante investidor estrangeiro desta área.
Sul Mendocino: a cidade de San Rafael, segunda maior cidade da província é a referência na região.
Do total de vinícolas abertas ao turismo na Argentina, 65% estão em Mendoza. São 104 bodegas e sem dúvida é o principal destino enoturístico da Argentina. Das 104, 26 oferecem serviço de gastronomia. Algumas vinícolas oferecem torneios de polo e golf.
Para os interessados neste roteiro há maiores informações no site http://www.caminosdelvino.org.ar/



Nenhum comentário:

Postar um comentário