domingo, 10 de março de 2013

Uruguai


O Uruguai é tido como um pequeno pais de grandes vinhos.  É um país que tem uma economia estável, fundamentalmente agrícola; os produtos à base de carne e a lã são os mais importante, além dos lácteos que são destinados à exportação para os outros países sul americanos. Cultivam também cereais, arroz, frutas e legumes e uvas.
O turismo é bastante relevante para a economia do Uruguai, em torno de 3 milhões de pessoas visitam o país a cada no e deixam por lá cifras consideráveis. Os principais destinos dos visitantes são Montevideo, Punta del Este, Litoral Termal e Colônia.
A vitivinicultura do Uruguai passou por uma renovação na década de 1970, quando foram introduzidas novas técnicas de plantio e cultivo e novas variedades.  Atualmente,  os vinhedos uruguaios são conduzidos em formato lyra e espaldeira. A região sul do país concentra 90% da superfície vinícola do Uruguai e a região sudoeste apenas 5%, o restante é dividido entre todas as outras regiões. Montevidéu e Canelones respondem pela maior parte da produção, seguidas por San José e Colônia del Sacramento. 
O  Uruguai possui  algumas características que fazem com que seus vinhos se destaquem na produção vitivinícola mundial: sua localização geográfica, de frente para o mar, a história de sua gente, imigrantes Europeus da região mediterrânea e de tradição vitivinícola. Os vinhos uruguaios evoluíram de forma delicada e artesanal, acompanhando uma linha de apreciadores  que entendem o vinho como uma experiência sensorial, que o bebem procurando um diálogo com a uva, com os que a cultivam e com a terra. Percebendo esta  nova maneira do consumidor se relacionar com o vinho, em 2005, um grupo de 14 bodegas familiares uruguaias uniram seus esforços para criar  “Os Caminhos do Vinho”, um projeto da Associação de Turismo Enológico do Uruguai (Asociación de Turismo Enológico del Uruguay).  Seguem as principais bodegas:
Los Cerros de San Juan: É a bodega mais antiga e uma das mais prestigiadas. Fundada em 1854 é um Monumento Histórico do Uruguai.  O clima da região apresenta verões ensolarados de noites frescas, com grande amplitude térmica. Os solos de natureza rochosa das serras demonstram a aptidão para o cultivo de uvas.  A vinícola se destaca por sua beleza arquitetônica e pela alta qualidade de seus vinhos (Cuna de Piedra, San Juan y Maderos entre otros).

Alto de La Ballena: Localizada a poucos quilômetros do mar e de Punta del Este, seus vinhedos crescem na Sierra de la Ballena, sobre ensolaradas ladeiras de solos pedregosos, com boa drenagem e filões calcários, ao alcance da brisa fresca do Oceano Atlântico.  São oito hectares de Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Tannat e Viognier.  Os vinhos podem ser desfrutados na própria bodega, depois de uma visita ao local, acompanhada pelos proprietários e contemplando o pôr-do-sol no horizonte.
Vinos Finos H. Stagnari: Os vinhos desta bodega são sinônimo de excelência, são elaborados com o cuidado e o esmero pessoal do seu proprietário, o Enólogo Héctor Stagnari. Na sua curta trajetória, esta bodega conseguiu ganhar os únicos dois títulos, do Uruguai, de Campeão Mundial de Vinhos Tintos, com os vinhos “Dayman” e “Dinastia”, além de ter o vinho Tannat mais premiado do mundo: o “Tannat Viejo”, que pode ser degustado durante a visita à vinícola. A vinícola  aposta na viticultura em pequena escala, que permite o controle de qualidade e garante a rastreabilidade de cada garrafa.
Bodegas Carrau Collon: Em 1752 Don Francisco Carrau fundou as Bodegas Carrau na Cataluña – Espanha. Em 1840 Juan Carrau Ferrés era o responsável pela vinha e pela bodega, seu neto Juan Carrau Sust leva o negócio ao Uruguai. Casado com Catalina Pujol teve 5 filhos, dentre eles Juan Francisco Carrau Pujol, que assumiu os negócios do vinho e trouxe muita tecnologia da Europa para o Uruguai. Casado com Helena Bonomi, teve 5 filhos, dentre eles Javier e Francisco que hoje dirigem a empresa e que fundaram em 1976 a Carrau Cerro Chapeu.

Carrau Cerro Chapeu:  O vinhedo em Cerro Chapéu está localizados a 10 km ao leste da cidade de Rivera. Chega-se até esta bodega passando ao lado de vários marcos da Linha Divisória que separa o Uruguai do Brasil, sobre a montanha escarpada de Santana, fazendo deste percurso um passeio panorâmico inesquecível. Um lugar único, a mais de 300m acima do nível do mar, onde encontramos os vinhedos mais elevados do Uruguai.  Em 1997 foi construído, neste vinhedo, uma das bodegas mais inovadoras da América do Sul, onde as melhores tecnologias enológicas foram implementadas em harmonia com o ambiente, dentro de um morro,  todo o processo está baseada na gravidade, permitindo uma mínima manipulação dos mostos. A casa senhorial, rodeada de um grande terraço, com vista para os vinhedos, recebe as visitas, criando um ambiente único para a degustação dos vinhos.
Bouza Bodega Boutique: a bodega é um empreendimento familiar que nasceu da paixão de seu proprietário pelo campo e pelo vinho, na antiga fazenda, todos os espaços já construídos foram reformados para abrigar o complexo enoturístico oferecido hoje aos visitantes. O roteiro inclui desde os vinhedos até  um pequeno museu de carros antigos. O restaurante também é um espaço especial e todos os ingredientes usados nas receitas são produzidos na propriedade.
O roteiro de vinhos do Uruguai é ótimo, estas são algumas das vinícolas que podem ser visitadas, mas acima de tudo o povo é muito acolhedor e pode-se mesclar vinhos com gastronomia, história e cultura, além de tentar a sorte nos cassinos e fazer muitas compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário