terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Argentina - Rota de Vinhos

Ao pensarmos em vinhos argentinos logo nos lembramos dos emblemáticos Malbec. a casta originária de Bordeaux na França elabora vinhos encorpados de taninos médio a intensos, com aromas de frutas negras e sabores que lembram amora, cravo, ameixa preta...hummm...muito bom. Mas, a Malbec não reina sozinha, a Chardonnay, a Cabernet Sauvignon e a Merlot também são castas que se destacam no território de los hermanos. As primeiras Denominações de Origem da Argentina foram destinadas às zonas de Lugan de Cuyo e San Rafael (Malbec), respectivamente no norte e no sul da província de Mendoza, e à zona de Alto Vale no oeste da província de Rio Negro. A Argentina oscila entre o quinto e o sexto lugar entre os maiores produtores de vinho do mundo.

Sem dúvida, Mendoza é a região vinícola mais importante da Argentina. Em torno de 80% do vinho argentino é elaborado em Mendoza. Predominam as uvas: Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon entre as tintas e Torrontés, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viogner entre as brancas.
Mendoza está dividida em 5 sub-regiões: Norte, Leste, Rio Mendoza, Valle del Uco e Sul
Norte Mendocino: parte mais baixa do vale do rio Mendoza, a altitude varia de 600 a 700m. E os vinhedos estão a 31 graus de latitude sul.
Leste Mendocino: Nesta região os vinhedos estão um pouco mais altos 640 a 750 m de altitude e a 33 graus de latitude sul.
Rio Mendoza: é a região de vinhedos mais antiga, dela vem os vinhos mais renomados da Argentina: Catena Zapata, Chandon, Norton, Trapiche, Trivento, etc. Esta também é a região que mais atraiu investimentos extrangeiros.
Festa da Vindima de Mendoza
Valle del Uco: é a região mais alta de Mendoza, com vinhedos a 1700m de altitude e 34 graus de latitude sul. Michel Rolland é o mais importante investidor estrangeiro desta área.
Sul Mendocino: a cidade de San Rafael, segunda maior cidade da província é a referência na região.
Do total de vinícolas abertas ao turismo na Argentina, 65% estão em Mendoza. São 104 bodegas e sem dúvida é o principal destino enoturístico da Argentina. Das 104, 26 oferecem serviço de gastronomia. Algumas vinícolas oferecem torneios de polo e golf.
Para os interessados neste roteiro há maiores informações no site http://www.caminosdelvino.org.ar/



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

E o lixo...

Há poucos minutos ouvi a notícia de que a dengue vem se alastrando no Rio Grande do Sul e, segundo os agentes que fazem as visitas de prevenção, a população não os recebe bem. Pois bem, estamos no século XXI e ainda convivemos com doenças que são fruto da falta de higiene.
Alguns leitores podem se perguntar: o que isso tem a ver com turismo? TUDO. Epidemias afastam visitantes e lixo também!!!
www.mancheteonline.com.br
Pesquisa realizada pelo site Consultoria em Turismo e a Fundação Cesgranrio, durante o Carnaval no Rio de Janeiro, apontou que 25% dos estrangeiros criticaram a sujeira nas ruas. Embora o governo do Rio tenha montado uma força tarefa para intensificar a limpeza das ruas durante o Carnaval, o lixo que se acumulava na cidade levou mais de uma semana para ser retirado.
Os turistas também reclamaram dos preços abusivos dos hotéis (38%) e das tarifas dos táxis (18%), coincidentemente, estas reclamações se repetem em todas as regiões do país, basta que haja um evento e surgem abusos nos valores cobrados, desde estacionamentos até hotéis.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Turismo e eventos

O Chile apresenta-se como um dos maiores exportadores de vinhos do "novo mundo", o país destaca-se pelas cepas Cabernet Sauvignon, Syrah, Sauvignon Blanc, Carmenere e Chardonnay que geram vinhos diferenciados dependendo da latitude onde as videiras são cultivadas. Os viajantes podem apreciar belos passeios pela vinícolas, que oferecem cavalgadas entre os vinhedos, ou roteiros de bicicleta, museus e claro degustações guiadas. Além disso, quem estiver em Santiago, poderá aproveitar o Festival Viña que acontece em Viña del Mar, a 120km da capital, o festival destaca-se pela presença de grandes astros da música mundial. Na edição deste ano, que abre hoje, 24/02 tem a apresentação da banda mexicana Maná na abertura, amanhã é a vez do cantor de reggaeton Daddy Yankee, dia 26/02 será a vez do espanhol Miguel Bosé, e a grande sensação será o show de Elton John dia 28/02. Valor do ingresso 20.000 pesos chilenos, cerca de R$ 86,00 por show....baratíssimo!!!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Tecnologia no turismo

Imagem: www.techlider.com.br
A Disney irá implantar a partir de março de 2013 um sistema revolucionário nos parques de Orlando - Flórida - EUA. Trata-se da Magic Band  uma "pulseira cartão" que conterá as informações do seu cartão de crédito e servirá como ingresso, chave dos hotéis do complexo, e forma de pagamento de alimentos, bebidas e souveniers. Outra grande inovação é o aplicativo My Disney Experience  para smartphone por meio dele o visitante tem informações em tempo real sobre o movimento nos parques, facilitando a criação  do roteiro do visitante. O aplicativo também permite reservar atrações e restaurantes.
Pois é, essa inovação é necessária e muito prática.
O trade turístico brasileiro precisa inovar e criar novas experiências para os visitantes, desenvolvendo facilidades e abandonando políticas de exploração dos visitantes.
Turista explorado não volta e é mídia negativa.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Atenção Atletas - Inscrições abertas para a Rústica Vale dos Vinhedos


Hotéis e Vinhos

Courtesy Domaine des Hauts de Loire
Para os apreciadores de conforto, sofisticação e bons vinhos existem hotéis no mundo inteiro, nas regiões vinícolas, que aliam estes elementos para tornar a estada ainda mais agradável. E para facilitar a escolha, a Travel + Leisure publica anualmente uma lista dos 20 World`s Best Wine Country Hotels que pode ser conferida http://www.travelandleisure.com/articles/worlds-best-wine-country-hotels/1 Os vencedores de 2012 são encabeçados pelos franceses Crillon le Brave e Domaine des Hauts de Loire, também aparecem na lista hotéis italianos, americanos, argentinos, sul africanos, opções não faltam. A Região Vinícola da Serra Gaúcha ainda não figura nesta lista, mas tem excelentes opções de hospedagem e, em geral, os hotéis tem bons restaurantes e, obviamente vinhos maravilhosos.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Campanha da Coca- Cola “Quanto mais viagens melhor”


Depois do sucesso das latinhas com os nomes mais comuns entre jovens adultos, a Coca-Cola lança a campanha “Quanto mais viagens melhor” que vai trazer estampados nas latinhas os 100 destinos turísticos mais desejados pelos brasileiros, sendo 80 nacionais e 20 internacionais. Dentre os nacionais estão, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Gramado, Bento Gonçalves e muitos outros. A lista completa você encontra em http://CokeURL.com/hmf5
Esta campanha vem ao encontro do que confirmou uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) – os brasileiros adoram viajar – 58.9 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma viagem doméstica em 2011, isso significa que 1 em cada 3 brasileiros viajaram....é a Coca-Cola ligada nas tendências ou ditando tendências...precisamos nos ligar mais, as cidades que pretendem atrair visitantes, podem usar as embalagens de seus produtos de maior destaque para se divulgar mundo afora, por que não estampar nossas belezas naturais nos caminhões que percorrem este Brasil? ou nas embalagens dos móveis? Fica a dica.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval



E o Carnaval continua sendo um grande atrativo turístico. Dados divulgados pela rede hoteleira do Rio de Janeiro, informam que só nos hotéis, ficaram hospedados mais de 900 mil turistas, destes em torno da metade vindos do exterior e estima-se que este público deixou na cidade de de U$ 665 milhões de dólares!!! Ou seja, turismo é um grande negócio! Pena que alguns não tratam a atividade com a seriedade que ela merece. Estamos prestes a receber eventos de proporções mundiais e ainda não estamos preparados, nem com infraestrutura, nem com qualificação profissional. 
Mas, o Carnaval do Rio de Janeiro também foi instrumento de novos negócios para o setor vinícola brasileiro,  em alguns camarotes vip do Rio, estavam sendo servidos espumantes da Serra Gaúcha, uma bela iniciativa de divulgação!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Espumante e Champagne

Ao falar de vinhos espumantes é importante ressaltar que existem 2 métodos de elaboração:
Método Tradicional ou Champenoise: ao vinho base - lote especial de vinho com menor teor alcoólico - são adicionados açúcar e leveduras e o vinho é engarrafado e armazenado, dentro das garrafas irá ocorrer uma segunda fermentação, a qual produzirá o dióxido de carbono, que ficará retido no líquido formando as borbulhas ou "perlage". Neste método, a autólise das leveduras libera aromas e sabores ao produto final. É um método mais lento, podendo levar vários meses e até anos. Quando considerado pronto, as garrafas do vinho espumante seguem para o processo  remuage, no qual as garrafas são inclinadas e giradas diariamente, para que as leveduras mortas se acumulem no gargalo, após as garrafas vão  para o "degorgement", onde os gargalos são congelados e, ao retirar a tampa, a pressão interna expulsa as leveduras. Depois, as garrafas são completadas com uma mistura de vinho base e açúcar, denominada "licor de expedição" e recebem o arrolhamento final.
Método Charmat: ao vinho base são adicionados açúcar e leveduras, e a segunda fermentação ocorre em tanque pressurizado, que retem o dióxido de carbono. As leveduras são retiradas por filtragem e a grande vantagem deste método é que ele permite uma padronização, ou seja, as garrafas do mesmo lote terão todas a mesma qualidade.
Por falta de conhecimento o termo "Champagne" é amplamente usado pelos brasileiros para se referirem ao que na verdade são espumantes, por isso, resolvi fazer aqui um breve relato para elucidar esta questão.
Champagne é o vinho espumante elaborado na região de Champagne na França que é uma região de Apelação de Origem, uma denominação geográfica . Só podem ser chamados Champagnes os espumantes elaborados pelo método tradicional ou champenoise, daquela região  e utilizam-se as castas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Vinhos espumantes elaborados em outras regiões da França são chamados de Crémant.
Os Vinhos Espumantes Brasileiros já estão entre os melhores do mundo e vem conquistando medalhas em concursos internacionais. O Espumante Nacional é uma bebida leve e aromática que combina muito com o clima alegre e festivo do Brasil. Temos no mercado excelentes produtos elaborados tanto pelo método tradicional quanto pelo método Charmat. Em sua próxima ida ao mercado escolha um espumante nacional e comemore a vida!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quem não é visto, não é lembrado.


Quem não é visto não é lembrado. Este é um velho ditado que em tempos de alta competitividade de mercado deve ser levado ao pé da letra.
Pois bem, a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, vem ganhando destaque no mercado turístico, principalmente, entre os apreciadores de vinhos, já que a cidade concentra um grande número de vinícolas que oferecem aos visitantes os mais variados atrativos, mas voltando a nossa chamada inicial, a cidade terá uma bela oportunidade de ser vista, pois foi uma das cidades escolhidas para disputar a segunda temporada do quadro “Dança da Galera” do programa dominical da Rede Globo. Com certeza, será uma oportunidade de mostrar ao Brasil a cultura, as belezas naturais e os atrativos turísticos da cidade. 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Vinho e Carnaval


...Moro num país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza, que beleza....em fevereiro tem carnaval...(Jorge Ben Jor / Wilson Simonal)
Pois é, em fevereiro tem carnaval, e esta festa atrai milhares de turistas do mundo todo, o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo leva à avenida milhares de foliões e na carona do “maior espetáculo do Brasil”, desde 2012 o Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, vem fazendo a promoção da bebida. Em 2012, a Escola de Samba Restinga de Porto Alegre adotou o vinho como tema do samba enredo e sagrou-se campeã. Neste ano, 2013, é a Vai-Vai de São Paulo que levará o vinho para a avenida no samba “Sangue da terra, videira da vida Num brinde de amor transbordo em plena avenida”.  Foram envasados vinhos em embalagens tetra pack para serem comercializados ao público. Esta é uma, das diversas ações que vem sendo realizadas em nosso país para aproximar o consumidor do vinho nacional. E não só aproximar o consumidor do vinho nacional, mas principalmente, mostrar que o vinho é uma bebida simples, que não há necessidade de uma mesa finamente composta para degustar um vinho. Vinho combina com amizade, com alegria, com momentos felizes, com gente feliz, então aplausos para esta iniciativa de juntar “Vinho e Carnaval”.
Outra iniciativa importante para o setor vinícola, foi o acordo de cooperação firmado em outubro de 2012 que visa ampliar o consumo per capita de vinhos no Brasil de 1.9 litros para 2.5 litros. Este acordo envolve a Associação Brasileira de Supermercado – ABRAS, a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas – ABBA, a  Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE,  a União Brasileira de Vitivinicultura – UVIBRA e o Instituto Brasileiro do Vinho – IBRAVIN. A primeira ação concreta do Projeto Setorial Conhecendo os Vinhos do Brasil, ocorreu neste fim de semana em Bento Gonçalves, onde supermercadistas estiveram em contato com as vinícolas e puderam conhecer um pouco mais dos vinhos do Brasil.
E para os consumidores que desejam conhecer um pouco mais sobre os vinhos nacionais, as vinícolas da Serra Gaúcha estão de portas abertas para recebê-los.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Recordações

Nós, estudiosos da área do turismo, sempre destacamos que uma viagem inicia muito antes de fazer as malas e termina muito depois de desfazê-las. E hoje pude reviver um bom momento de minha viagem à Espanha. Os pequenos detalhes  fazem a diferença, ao chegar no hotel em Madrid, fomos informados que havia um jantar de boas vindas, no salão de refeições, fomos recepcionados por um garçom finamente trajado que nos acompanhou até a mesa e nos ofereceu um vinho de boas vindas!
O rótulo trazia a seguinte inscrição: "Desde a Idade Média oferecer vinho aos visitantes vem sendo sinônimo de cordialidade e hospitalidade,  ao mesmo tempo em que se dava parada, pousada e alimentação, se satisfazia o paladar do viajante, que se sentia entre amigos e bons vinhos, como em sua morada." 
Um gesto muito simples por parte do hotel, mas que me fez escrever a frase do rótulo e relembrar o lugar e as emoções lá vividas.
Nada melhor que um vinho para aproximar as pessoas....