quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Artesanato, móveis, decoração e turismo

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina. Se pensarmos nos tempos remotos, todos os objetos eram produzidos por esta técnica, desde artefatos para caça e pesca até roupas e objetos para guardar alimentos. Com a ascensão da máquina,  a partir da Revolução Industrial, tivemos uma grande mudança nos processos produtivos. A mão-de-obra especializada, necessária para produzir o artesanato, passou a ser desnecessária para operar as máquinas e assim o artesanato passou por grande desvalorização.
Mas... tudo é cíclico, e hoje o artesanato está novamente em alta. Peças exclusivas e originais são valorizadas tanto no universo do design quanto no universo turístico. E....em Bento Gonçalves...foi justamente isso que aconteceu, a junção dos dois ramos de atividade para a criação de uma coleção especial de artesanato. A cidade que já é conhecida por suas feiras do setor moveleiro e também pelo enoturismo e a enogastronomia, então nada mais original que unir as duas coisas, o resultado foi uma coleção belíssima que foi lançada no dia de ontem, 13 de agosto, durante a Casa Brasil - feira de móveis e decoração de alto padrão, que acontece esta semana em Bento Gonçalves. Os produtos foram confeccionados por um grupo de artesões do interior do município e estão exposto no estande do projeto "Cantina Benta". As arquitetas Tina e Lui e o designer e artesão Renato Imbroisi foram os responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento dos produtos juntamente com os artistas locais. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Sindimóveis, a Secretaria de Turismo e a Emater.  Parabéns às entidades e aos artesãos pelo brilhante trabalho.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Casa Brasil 2013

A Serra Gaúcha é mesmo um espetáculo! Semanas de clima ameno alternadas com semanas de frio intenso. Supõe-se que para não cair na monotonia da rotina...será? Bem, de qualquer forma a região está sempre borbulhando de eventos. Estamos em meio ao Festival de Cinema de Gramado (09 a 17/08) e da Casa Brasil (13 a 16/08) em Bento Gonçalves.
Casa Brasil é um evento de design e negócios, com exposição de produtos contemporâneos de alto padrão para arquitetura e decoração, exposições culturais e seminários internacionais. A convergência entre designers, fabricantes e lojistas consolida a Casa Brasil como uma referência única do setor moveleiro, acessórios, iluminação e utilidades domésticas na América Latina.
A Casa Brasil é realizada pelo Sindmóveis e nasceu em 2007 com o propósito de ser identificada como a nova referência para o mercado de móveis, iluminação, complementos e decoração de alto padrão. Em uma iniciativa pioneira no país, a Casa Brasil conta com uma curadoria formada por profissionais da área, os quais estabelecem critérios de seleção de expositores baseados em qualidade, atualidade e inovação.(http://www.casabrasil.com.br/casa-brasil/sobre

E o que a Casa Brasil tem a ver com turismo e vinhos??? Aguardem, pois haverá o lançamento de uma coleção de artesanato, cujo tema é a gastronomia...ou seja, vinho, cozinha, decoração...todos complementos...








sábado, 3 de agosto de 2013

A Serra Gaúcha tem muito mais que vinho tchê!

Para os gaúchos que já estão planejando o feriado de 20 de setembro, segue uma dica super especial, é a "Noite Gaúcha na Maria Fumaça". Um passeio noturno de Maria Fumaça entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa e, após o passeio, um jantar típico gaúcho no CTG Laço Velho. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail mfumaca@giordaniturismo.com.br ou pelo telefone (54)3455.2788.
Lembrando que para acompanhar um bom churrasco um vinho Cabernet Sauvignon fica perfeito!