quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Portugal II - Sintra, Caiscais e Estoril

Caiscais - palácio de verão do Rei D. Luis I - hoje uma pousada
A costa do Estoril é famosa por suas praias, onde se destaquem Estoril e Caiscais, esta última foi o porto de recebimento das mercadorias vindas das colônias, sua posição geográfica privilegiada foi aproveitada desde os tempos romanos.  Nos anos de 1870 o lugar iniciou sua trajetória turística, quando o Rei D. Luis I construiu lá seu palácio de verão, sobre um promontório rochoso.  A pesca é uma das principais atividades e o lugar também é famoso pelos esportes náuticos. Os restaurantes de Caiscais são ótimos e quando for pedir seu vinho peça um “vinho verde na pressão” é um vinho branco levemente gaseificado que acompanha muito bem os pratos a base de peixes e frutos do mar, imperdível!
Estoril é conhecida como “a zona das duas primaveras” devido ao seu microclima cálido durante o verão e ensolarado durante o resto do ano. O lugar ficou famoso por receber as provas do campeonato de fórmula 1 e continua famoso pelo Cassino e pelas celebridades que circulam por lá. 
Sintra foi refúgio dos monarcas portugueses e sempre recebeu figuras de destaque das artes e literatura de Portugal, dentre eles: Luis de Camões, Gil Vicente e João de Barros. O centro histórico é cheio de ruelinhas, com lojinhas de artesanato e antiquários e, o lugar é famoso pelas queijadinhas “Piriquita”. O interessante é que estes refúgios ficam há apenas alguns quilômetros de Lisboa.



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Portugal

Prezados leitores, após um tempo afastada, retorno com informações quentinhas desde Portugal. Esta, e as próximas postagens serão para relatar as maravilhas da terrinha além mar. 
Portugal é certamente um dos países mais interessantes da Europa, desde 1297 o país possui as mesmas fronteiras, resistindo às tentativas de conquista da vizinha Espanha. O país lançou-se aos mares em uma época de incertezas e conquistou novos territórios que lhe deram grandes riquezas. Mas, a independência das colônias foi deixando o sonho de grandeza de lado. Depois vieram os anos de ditadura de Salazar e por fim, Portugal descobre seu lugar na Europa com a chegada da república.
Ao longo da história o território português foi ocupado pelos Romanos (218-201AC), depois pelos Visigodos (585 DC) e por último pelos Mouros (muçulmanos – 711 DC). Todas essas ocupações deixaram um patrimônio histórico arquitetônico relevante, embora algumas cidades tenham sido totalmente destruídas pelo terremoto de 1755, ainda assim, de Lisboa às pequenas cidades do interior é possível encontrar ruínas, muralhas e templos que nos levam aos tempos passados.
Praça Marquês do Pombal
O Marquês foi responsável pela reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755 e pela reforma na Educação Portuguesa com a expulsão dos Jesuítas que dominavam a educação em Portugal. O Marquês também instituiu a primeira DO de vinhos do mundo para o Vinho do Porto.

E para nós, brasileiros, Portugal tem a grande facilidade do idioma e de voos diretos para Lisboa. Turisticamente o país está muito bem preparado, praticamente todos os estabelecimentos comerciais dispõem de atendentes que falam outro idioma – posso dizer isso pois, devido a minha aparência nada brasileira era atendida sempre com um “Can I help you?” - e também os cardápios e as sinalizações sempre estavam em 3 idiomas – português, inglês e francês. Detalhe muito importante: atendimento nota 10, pessoas bem humoradas, atenciosas, simpáticas, muito bom mesmo.
Para conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa a maneira mais rápida é pegar uma das linhas turísticas em ônibus aberto. 


Red Line - uma das linhas turísticas - atenção para os idiomas do áudio do passeio
Portugal tem muito para se conhecer, dos castelos às igrejas, das praças às praias, e claro muitos vinhos. Em Lisboa, não deixe de ir às casas de Fado do Bairro Alto, todas oferecem boa comida, bons vinhos, boa música e bons preços.
Lisboa também tem muitos Wine’s Bar, espalhados pela cidade, na Alfama, no Chiado, no Bairro Alto e até no Parque das Nações – o bairro mais moderno de Lisboa. O interessante destes locais é que você pode pedir vinho em taça, o valor varia de € 2,00 a € 200,00 e claro, há sempre algo para harmonizar. 
Quem vai à Portugal precisa provar os famosos pastéis de Belém, os melhores estão nas pastelarias próximas ao Mosteiro dos Jerônimos, e claro, a Torre de Belém.
Mosteiro dos Jerônimos - a obra foi iniciada em 1502 e concluída em 1572 - o prédio do mosteiro abriga hoje o Museu da Marinha.
Torre de Belém - forte localizado no Rio Tejo, foi erguido entre os anos de 1515 e 1521
Na próxima semana vamos falar de Sintra, Caiscais e Estoril....