quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vinho tem cheiro de uva?

Com certeza você já leu algum artigo sobre aromas de vinhos, mas nem sempre conseguimos entender o que lemos, as vezes porque a linguagem é muito técnica outras, simplesmente porque não conseguimos fazer as associações necessárias...bem...vamos tentar explicar de onde vêm os aromas presentes nos vinhos.
Os vinhos passam por diferentes etapas até chegarem ao mercado, os processos ao longo do caminho da elaboração de um vinho vão determinar a sua complexidade, os aromas e os sabores que vamos encontrar na taça. É importante destacar que o paladar e o olfato são individuais; pessoas diferentes percebem cheiros e gostos de forma diferente. A percepção depende da bagagem olfativa de cada um, ou seja, se você não tem o hábito cheirar flores, frutas, verduras, frutos secos....vai ter dificuldades de identificar estes aromas no vinho, pois não terá construído sua "memória olfativa"!!! Uma dica interessante: quando for a feira cheire tudo o que puder....frutas, verduras, temperos, flores e construa assim sua memória olfativa.
Depois dessa aquisição de aromas (na feira), compre um vinho e sirva uma taça, gire a taça para oxigenar o vinho e tente identificar algum aroma...imagine que sua taça de vinho está dividida em 3 camadas. Os aromas de frutas, legumes e ervas são os mais fáceis de identificar, são considerados aromas primários e derivam da estrutura química das uvas, como exemplo, podemos citar a Cabernet Sauvignon que tem como aroma primário característico o pimentão verde. Já os aromas secundários são derivados do processo de vinificação, o aroma de madeira, em geral carvalho, fruto da maturação em barricas desta madeira, é o mais comum. E por fim, os aromas terciários que são o resultado do envelhecimento, são mais sutis e profundos e nem sempre fáceis de identificar.
Quer saber mais sobre degustação e harmonização de vinhos, venha para Bento Gonçalves e inscreva-se em um dos mini cursos de degustação gratuitos que estão sendo oferecidos pela Vinícola Aurora. Maiores informações: turismo@vinicolaaurora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário